IBGE encerra inscrições para 192 mil vagas neste domingo.


Quem se inscrever no fim de semana, quando os bancos estão fechados, poderá efetuar o pagamento do boleto bancário até terça-feira (6), ou seja: as inscrições feitas no sábado ou no domingo e com boletos pagos até a próxima terça serão consideradas válidas.

O estado com a maior relação candidato/vaga é o Piauí (6,31). Já o Rio Grande do Sul apresenta a menor relação (2,42). A média do Brasil é de 3,48.

O cargo exige nível fundamental completo. O salário não foi divulgado e, segundo o edital, será calculado de acordo com a quantidade de questionários preenchidos.Segundo o IBGE, a média é de R$ 800 a R$ 1,6 mil para cerca de 300 domicílios visitados.

O horário é feito pelo recenseador. O Censo 2010 começa a ser executado no dia 1º de agosto. A contratação dos recenseadores será a partir de 26 de julho.

O IBGE recomenda que os recenseadores se inscrevam para trabalhar nos locais onde moram – clique aqui para ver os locais das vagas.

O contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade. Os candidatos contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente, observados cumprimento de prazos e produtividade.

Segundo o edital, a previsão de execução dos trabalhos é por um período de um a quatro meses, utilizando computadores de mão.

A jornada de trabalho recomendada é de 25 a 30 horas semanais, além da participação obrigatória no treinamento, que terá duração de cinco dias e meio e carga horária de 8 horas diárias.

Os candidatos serão submetidos a provas objetivas. A duração das provas será de quatro horas. Os exames estão previstos para serem realizados em 30 de maio, das 13h às 17h. Os locais de prova serão divulgados a partir do dia 18 de maio.