hipertensão?? Doença que atingem quase 30% dos Brasileiros


Estima-se que 30% dos brasileiros sofrem de pressão alta, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). A doença afeta mais de 50% das pessoas acima de 60 anos e já atinge 5% das crianças e dos adolescentes no país. Ela é responsável por 40% dos infartos, 80% dos casos de acidentes vasculares cerebrais (derrames) e 25% dos registros de insuficiência renal terminal. Para piorar essa situação, menos da metade (40%) dos hipertensos estão sendo tratados e só 10% têm a pressão arterial corretamente controlada, dizem médicos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio. Esses dados mostram que o perfil desses pacientes é bem conhecido. Agora, cardiologistas estão iniciando uma pesquisa inédita que vai traçar o perfil de quem não sofre desse mal. 

Uma dificuldade no tratamento da hipertensão é que ela pode se tornar resistente e o paciente muitas vezes precisa tomar mais de um comprimido para estabilizar os seus níveis. Além disso, as drogas causam efeitos colaterais indesejáveis como disfunção erétil, tosse seca, inchado dos pés e dor de cabeça.

Acredito que um dia o tratamento da hipertensão será individualizado a partir do estudo do genoma dos pacientes. Assim ele será mais eficaz e vamos reduzir os danos colaterais – afirma Mattos.

 

Fonte: DN Oline